Os melhores da cidade no tênis de mesa
Dentro dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a modalidade do tênis de mesa tem um dos formatos mais diferentes de competição. Somente três atletas podem disputar os jogos de simples, duplas e trios entre as cidades. E a equipe de Brusque confia no talento criado na cidade para buscar alguns pontos na classificação.
Segundo Gabriel Schwartz, treinador e atleta da modalidade, os outros municípios contratam bastante, levando, inclusive, atletas de seleção brasileira, o que dificulta as chances de título. Mas ele confia no talento de sua equipe, que fez um bom trabalho, principalmente nas categorias de base, com destaque para a participação na Olesc e Joguinhos.
Além dos bons resultados nas categorias de base, o mesmo time disputa os Jogos Abertos há, pelo menos, três anos. Com isso, a confiança em um bom resultado na cidade de Itajaí aumenta para Gabriel. A projeção dele para a disputa é de terminar entre o 6º e o 10º lugares na classificação geral, superando a 13ª posição conquistada em Blumenau.
“Com essa equipe, estamos há três anos e o trabalho é em longo prazo, devagar, mas os resultados nos deixam contentes com o que vem sendo desenvolvido. Sempre esperamos resultados positivos no Jasc, esperamos crescer bastante esse ano”.
A integração da base é importante para o tênis de mesa, mas terá de ser feita aos poucos, de acordo com Gabriel. O principal fator que impede de se colocar atletas da base em todos os jogos é o nível das partidas nos Jogos Abertos. “Costumamos alternar, escalando um ou dois, dependendo do jogo, e ir com calma, integrando eles nesse tipo de competição, pois o nível de competição como no Jasc é muito alto”, pontua ele.
O torneio de tênis de mesa do Jasc acontecerá de 15 a 19 de novembro, no ginásio de esportes do Colégio Fayal, no Bairro Vila Operária, em Itajaí. Acompanhe no topo da página o áudio com a entrevista sobre o tênis de mesa nos Jogos Abertos.